O Google Play Protect começou a aparecer na Play Store para alguns usuários no último mês, e de acordo com alguns relatos vindos de diversas partes do globo o recurso aparentemente está disponível para todos que utilizam o sistema do robozinho verde.

Anunciado durante o Google I/O deste ano, o Google Play Protect é um programa nativo do sistema operacional que faz a inspeção dos aplicativos instalados pela loja oficial da Gigante das Buscas e de fontes de terceiros para tentar encontrar malwares ou outros tipos de atividades que possam afetar o seu dispositivo.

Há relatos de que muitas pessoas acabaram tendo acesso ao Google Play Protect graças à versão 8.1 da Play Store. Aliás, vale ressaltar que o Play Protect é apenas uma nova marca para algumas ferramentas de segurança que já eram encontradas no Play Services, mas com uma nova roupagem.

Play Protect

Novo ícone

Outro dado importante é que recentemente a Gigante das Buscas anunciou que vai utilizar o logo do Play Protect para sinalizar aparelhos Android que fossem certificados pela companhia.